sábado, 23 de setembro de 2023

Ano novo, vida nova

Texto: II Coríntios 5:17

Introdução

Todo começo de ano e a mesma coisa.  Promessas para emagrecer, começar uma dieta, entrar pra academia, ingressar na faculdade fazer este ou aquele curso, comprar um carro.  Enfim, são muitos os planos e metas que costumamos estabelecer quando começamos o ano.  Queremos iniciar novos projetos, temos novas perspectivas, queremos uma vida nova.

Desenvolvimento

Eu quero destacar um homem na Bíblia,  dentre de tantos, que me chamam atenção, querendo uma vida nova (João 3:1).
Nicodemos queria uma mudança de vida, mas ele tinha algumas dificuldades (vv.2).
Nicodemos ocupava uma posição de alta confiança na nação judaica.  Possuía uma esmerada educação, e era dotado de um talento acima do comum (DTN pág. 167).  A Sra. White diz ainda que “Nicodemos não reconheceu Jesus como Messias, mas apenas como um mestre enviado por Deus”.
O primeiro problema de Nicodemos era de não reconhecer Jesus como Messias;
O segundo problema encontra-se no vv. 7, que é o orgulho.  O termo nascer de novo era de certa forma familiar a Nicodemos, pois os conversos do paganismo à fé de Israel eram comparados a criança recém-nascidas.  O orgulho de fariseu fazia com que ele pensasse que era perfeito, que não necessitava mudar;
O terceiro problema, era a falta de humildade.  Medo de reconhecer que precisava de ajuda.

Teve um outro homem que também queria começar uma nova vida (Lucas 19:1-3).
Chefes dos Publicanos, Zaqueu era israelita, e detestado por todos os seus patrícios.  Sua posição e fortuna eram o prêmio de uma carreira que aborreciam, e considerada sinônimo de injustiça e extorsão.
Existem, porém alguns pontos interessantes na vida de Zaqueu:
Zaqueu quando soube que Jesus ia passar despertou-se pelo desejo de uma vida melhor.  Ele conhecia os escritos e sabia das palavras de João Batista referente aos publicanos (Lucas 3:13).
O primeiro ponto que podemos destacar na vida de Zaqueu, é que ele queria ver Jesus (vv.4);
O segundo ponto, foi que ele recebeu Jesus com gosto (vv. 6);
O terceiro ponto foi que ele demonstrou verdadeiro arrependimento (vv. 8)



Tanto Nicodemos quanto  Zaqueu, estiveram com Jesus.  Um por orgulho, procurando aprovação, e o outro com humildade procurando aceitação.  E tem ainda alguns pontos na vida dos dois que precisamos destacar:
1)      Deus não tem netos.  Filho de salvo, não é salvo.  Filho de salvo é tão pecador, quanto qualquer pessoa, e se não aceitar a Jesus, como salvador de sua vida, estará irremediavelmente perdido.  Nicodemos era de família judia, herdeiro da promessa, mas genética não salva ninguém;
2)      Religiosidade também não pode salvar.  Guardar os mandamentos não garante vida eterna a ninguém.  O que salva é amar a Jesus.  É possível, o e o Pr. Bullón diz isso, no livro conhecer Jesus é tudo:  “alguém pode guardar os mandamentos e não amar a Jesus, mas é impossível amar a Jesus e não guardar os mandamentos”.  Nicodemos era um homem muito religioso, doutor da lei, guardava o sábado, participava de todas as reuniões,  mas se morresse sem Cristo, estaria separado de Deus por toda a eternidade.  
3)      É preciso arrependimento (Provérbios 28:13).  A palavra grega para arrependimento é metanoia , que quer dizer mudança da mente, mudança de comportamento.  Zaqueu demonstrou isso quando disse que devolveria tudo o que tirou dos outros, e era o que a lei exigia (Êxodo 22:1).  E sabe o que aconteceu com ele?  Morreu pobre, porém salva, ao contrário do jovem rico.  “O que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”


Conclusão

·         Vimos que genética não salva ninguém;
·         Já entendemos também que religiosidade não pode salvar;
·         E que sem verdadeiro arrependimento ninguém pode ser salvo.

Apelo

O dia da nossa conversão é do dia mais importante da nossa vida, é uma data muito importante, tão importante que mesmo que venhamos a esquecer a data, nós não esquecemos de como foi, pois é uma experiência marcante.  Se você não lembra como foi, certamente não passou pela experiência da conversão.  É por isso que você ainda fala palavrão, é por isso que você tem dificuldade de amar, é por isso, que apesar de não trabalhar no sétimo dia, você não consegue guardar o sábado, é por isso que sua vida não  é diferente.  E nesse ano novo, eu convido a você a começar uma nova vida, pois como disse o Apóstolo Paulo: II Coríntios 5:17.
A irmã Helba estará cantando um hino, e você que entendeu, que apesar de membro ou não de uma Igreja, não passou pela experiência da conversão, poderá vir até aqui a frente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário