sábado, 23 de setembro de 2023

Deus também age no silêncio


Texto:  Ester 4:16
Introdução

483 a.C. e quando tudo começa.  Os judeus, cativos apelos Medo-persas.  Assueiro reinava, e Deus então cria situações  para livrar o seu povo de uma chacina que exterminaria o povo judeu no futuro.

Deus domina a história

O domínio de Assueiro ia desde a Índia até a Etiópia abrangendo u total de 127 províncias, onde tinham não só Persas, Medos e Judeus, como também muitos outros povos, haja vista que eles eram povos dominadores (Ester 1:1). 
Assueiro então promove duas festas.  Uma pra nata da sociedade, que durou 6 meses e outra pra todos, com duração de uma semana (Ester 1:3-5).

Deus usa pessoas para abençoar pessoas

O rei Assueiro promove então um concurso de beleza em duas etapas para escolher a sua esposa (Ester 2:3-4).  Ester então é eleita Miss Susã, sendo aprovada na primeira etapa e se classificando para a fase final (Ester 2:8).  Começam então os preparativos para a última fase, e Ester juntamente com as demais concorrentes participam de um tratamento de beleza que durou 1 ano (Ester 2:12).  Ester então passa na segunda fase e ganha o grande prêmio, o coração do rei Assueiro e passa a ser a rainha da Pérsia.

Desenvolvimento

Houveram alguns princípios na vida de Ester que foram fundamentais para que isso acontecesse:


   Ester era praticante dos bons costumes (Ester 2:9)

Comparar com a ex - rainha Vasti.
Falar sobre blasfêmias, vulgaridades e palavras de baixo calão.

·                                Ester era uma jovem obediente (Ester 2:10)

Seu primo Mordecai a criou como se fosse sua filha, com todo o amor, e esse amor imprimiu no caráter de Ester essa noção de autoridade e submissão as mesmas (Ester 2:11,19,21;3:2-4).  Mesmo depois de ser Rainha da Pérsia Ester ainda o obedecia (2:20).

·                              Ester temia a Deus (Ester 4:13-15) Atos 20:24;21:13

Ester promoveu um jejum coletivo, e mesmo sem saber se Deus a ouviria demonstra grande coragem.  Muitos por não entenderem o que é o jejum, criam um monte de fantasias e alegorias na cabeça.  Ester sabia muito bem o que era o jejum, tanto que ele entendia muito bem, que Deus, por ser soberano, poderia não atendê-la.  O que vem a ser o jejum, afinal de , contas?  Jejum é o momento em que eu entendo que estar com Deus é mais importante que qualquer outra coisa, mesmo me alimentar.  É quando eu começo a orar e me esqueço do tempo, quando o começo a meditar na Bíblia e não sinto o tempo passar.

Conclusão


Não existe segredo ou receita de bolo, para se obter o favor de Deus, pois como bem sabemos, muitas vezes não entendemos os desígnios de Deus.  Mas sabemos que Deus é amor e que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, mesmo que a princípio pareça ruim.  Ester estava no centro da vontade de Deus, pois como vimos, era uma pessoa ornada com a boa educação, porque era obediente e aprendeu a respeitar autoridades e, sobretudo, temia ao Senhor.  Esse nosso Deus, que como vimos, às vezes trabalha no silêncio, quer agir na sua vida também.  Basta você se colocar na mesma posição que Ester.

Nenhum comentário:

Postar um comentário