sábado, 23 de setembro de 2023

Natal


Texto: Isaías 9:6

Introdução

Quando chega metade do mês de novembro as pessoas começam a ornamentar as casas com lâmpadas, enfeitas suas árvores de natal, se prepara para aquela ceia especial e já começamos a ouvir uma musiquinha mais ou menos assim: ”já é natal na líder já é hora”...
Mas...

Desenvolvimento

O Que é o natal?

Comemorações do dia 25/12

A Saturnália era um festival romano em honra ao deus Saturno que ocorria no mês de dezembro, no solstício de inverno (era celebrada no dia 17 de dezembro, mas ao longo dos tempos foi alargada à semana completa, terminando a 23 de dezembro)

Desde a antiguidade, o nascimento de Mitra era celebrado em 25 de dezembro.  Mitra é a deusa pagã do Sol na mitologia persa; Ao longo dos séculos, foi incorporada a vasta e sincretista Mitologia hindu; e posteriormente a Mitologia romana. Na Índia e Pérsia representava a luz; significando literalmente em persa Divindade solar. 

Solis Invictus (Sol Invencível) é um culto instituído por Aureliano, o reconhecimento oficial da adoração do Sol no Império Romano. O culto do Solis Invictus e o de Mitra são virtualmente os mesmos. 
No ano 307 D.C., o Imperador Diocletiano, um adorador do sol, estava envolvido na dedicação de um templo a Mithra e foi responsável pela queima da escritura que tornou possível para os últimos imperadores, formular suas próprias versões de "Cristianismo".
O dia 25 de dezembro era comemorado como o nascimento do sol, dado como nascido pela "Rainha dos Céus" - "Mãe de deus"

Litha ou Solstício de Verão. O Deus em seu aspecto de luz está no auge de seu poder e é coroado como o Senhor da Luz. É uma época de fartura e celebração.

Litha

Litha marca o primeiro dia do verão e no calendário germânico antigo é um dos oito sabás neo-pagãos.
Ocorre no Hemisfério Sul em 21 de Dezembro e 21 de junho no hemisfério norte.  É o momento quem que o poder do Sol chega ao seu ápice e as flores, folhagens e gramados encontram-se lindos e abundantemente floridos e verdes. Muitos dos círculos de pedra, como o Stonehenge, e dos monumentos pré-célticos estão alinhados com o nascer do Sol.

Quando Jesus nasceu?

Jesus começa seu ministério com quantos anos? Lucas 3:23 = 30 anos

Quanto tempo dura o ministério de Cristo ?   3 anos e meio

A tradição cristã ensina que a obra de pregação pública de Jesus durou 3 anos e meio.

O evangelista João menciona ao menos 3 Páscoas em conexão com o ministério de Cristo:
 João 2:13 e 23.  João 6:4.  João 11:55.  João 5:1
Talvez a “festa dos judeus” mencionada em João 5:1 também seja uma alusão à Páscoa, mas disso não há evidência definitiva. De qualquer forma, a profecia de Daniel 9:25-27, fixando a morte do Ungido no meio da septuagésima semana, já estabelecia que a duração do ministério de Jesus seria de 3 anos e meio.

Jesus foi crucificado na páscoa = mês abril

Seis meses antes é igual a = Outubro

Conclusão

O messias foi prometido pra salvar o mundo (Gên 3:15)

Os judeus não o identificaram e o rejeitaram, mas todos que o reconheceram deu-lhes o poder de ser feito filhos de Deus (João 1:12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário